sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gauchadas baianas e chimarrão em Vitória da Conquista

Olá leitores!

O blog anda meio parado, mas hoje precisei vir aqui compartilhar esta piada história com vocês...

Estava eu andando ontem no hipermercado aqui de Vitória da Conquista, quando eu me deparo com erva mate à venda. Bem, semana que vem eu completo 5 anos residindo aqui nessa Bahia de Deus, e esta é a terceira cidade que eu moro, depois de Barreiras e de Paripiranga. Em Barreiras nunca tive problemas em encontrar a erva do chimarrão, graças ao pólo gaúcho da cidade vizinha, Mimoso Luís Eduardo Magalhães. Em Paripiranga a passagem foi rápida demais para este tipo de preocupação e aqui em Conquista eu já tive notícias que existe um posto de caminhoneiros junto a BR 116 que trafica este item nativo do garrão do país. Assim sendo, toda a erva mate que eu tenho em casa é aquela que eu trago na mala quando viajo. Confesso que não sou mais adepta do amargo assim, então muito pouco me incomodo com a situação.

Mas, voltando ao causo, encontrei a erva mate aqui e pensei "Mazahhhhh  Mas ah! Vou tomar um chimarrão essa semana, já que a erva que tenho em casa está meio velha". Verifiquei a origem, era de Curitiba. "Ué, nem sabia que Curitiba produzia erva." Comprei a ervita e hoje cedo fui preparar o chimarrão. 

Licença para a interjeição baiana: "Pense!" Rapaz, quando eu abri o pacote, estava lá uma erva puro palitinho, sem erva, sem nada. Logo pensei me xinguei mentalmente: Bocó! Joguei um pouco no lixo, pensando que os palitinhos estavam em cima, e a erva embaixo. Nada, o pacote todo, puro palitinho. Valei-me!



Terminando a história: a erva velha estava vencida há tempo. Misturei as duas dentro da cuia, temperei com tanto de camomila, e no momento estou tomando aqui um chimarrão muito mais ou menos, me dando conta que daqui um mês já é o Natal, e em um pouco mais de 20 dias estarei desembarcando em solo gaúcho com uma lista de compras na qual constará, obvio, boa erva. Seguem fotos para assegurar as gargalhadas!

Um comentário:

  1. Olá Vivi, sou do grupo Flaymigas e adorei seu blog. Já estou te seguindo, ficarei feliz com sua visita em meu blog.

    abs
    Adriana

    ResponderExcluir